Jean Wyllys é garoto Parada Gay

A BAHIA JÁ TEM O SEU GAROTO PARADA: JEAN WYLLIS
Quem disse alô, e salvou o Jean do Paredão, agora diz: “Eu vou pra Salvador”

Por Marccelus Bragg

O professor baiano e vencedor do BBB-5 Jean Wyllys é o garoto propaganda da IV Parada do Orgulho Gay da Bahia que acontece na cidade de Salvador no dia 4 de setembro, próximo. A Campanha criada pela Agência Propeg apresenta o professor e ícone gay dos últimos temos dentro de uma televisão e acompanhado com a frase “Você foi ao telefone lutar contra o preconceito. Que tal ir as ruas? “ mensagem que convida todos a participarem da IV Parada Gay da Bahia.

O GGB ira reproduzir a imagem de Wyllys em camisetas, panfletos, baneres, outdor e postais com a finalidade de divulgar a Parada. A idéia de apresentar Jean Wyllys foi baseada no fenômeno de votação que ele recebeu do público durante a exibição do BBB-5 que ficou indignado com o preconceito sofrido pelo jovem professor nos primeiros dias na casa por parte do grupo machista que demonstrou para todo o Brasil não suportar o convívio com pessoas homossexuais.

A Parada Gay deste ano tem como temas Amizade e Televisão o primeiro visa incentivar a normalidade do convívio social e das atividades profissionais, muitas vezes deterioradas por causa do preconceito que faz com que as pessoas acabem agredindo e isolando homossexuais na sociedade.

A idéia de abordar o fenômeno da televisão na Parada Gay deu-se por ser um poderoso meio de comunicação de massa no mundo inteiro, deste modo teria um papel importante na diminuição dos estigmas e preconceitos. “Discutir mídia, imprensa e televisão na perspectiva de um evento de massa voltado para o público gay é formidável, porque abre-se novamente a discussão dos estereótipos negativos mostrados em telenovelas e programas humorísticos, declarou Marcelo Cerqueira, presidente do Grupo Gay da Bahia e coordenador da Parada Gay. Ainda na opinião do militante, depois do Programa Fica Comigo Gay da MTV, que foi ao ar em julho de 2001 mostrando o primeiro beijo entre dois homens a participação do Jornalista Jean Wyllys foi a exposição mais significativa homossexual na televisão por abrir o debate sobre preconceito contra homossexuais.

As lésbicas, gays e pessoas trans constituem-se como o grupo social que mais sofre com o preconceito de acordo com pesquisas do Grupo Gay da Bahia, cerca de 2,5 mil homossexuais já foram assassinados no Brasil desde os anos oitenta até hoje. “Não podemos continuar pagando com as nossas vidas o preço de nosso desejo” disse Cerqueira indicando que ainda existe uma grande lacuna em direitos humanos que separa homossexuais dos demais cidadão. “Queremos direitos iguais” conclui.

JEAN VISITA A SEDE DO GGB E É RECEBIDO POR MARCELO CERQUEIRA

A Parada Gay da Bahia acontece no dia 4 de setembro concentração a partir das 14hs no Largo do Campo Grande. Serão cerca de nove Trios Elétricos que farão o mesmo percurso do Carnaval do centro de Salvador. Maiores informações (71) 9989.4748 – 3266.1147