Valdenor Cardoso fala sobre diversidade

VALDENOR CARDOSO,

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL . FALA SOBRE A PARTICIPAÇÃO POPULAR NOS DESTINOS DA CIDADE.

por Quele Gomes e Marccelus Bragg

O Senhor é o atual presidente da Câmara Municipal do Salvador e já está no seu quarto mandado. A que o senhor atribue esta confiança que o povo lhe deposita?

O exercício do mandato de vereador pela quarta vez, ao contrário, de ser um mérito pessoal, aumenta em muito a minha responsabilidade para com toda a população da cidade do Salvador e não apenas em relação àqueles que votaram em mim.

É fácil ser vereador em Salvador. Qual a delicia e qual dor em ser vereador nesta capital tão antiga e importante?

O sentimento maior é o da esperança de poder contribuir para a diminuição das diferenças, sempre viabilizando alternativas junto aos órgãos competentes.

Aquela imagem do vereador de “pé-de-ouvido”, aquele que andava pelas ruas e escutava o povo, ainda existe? Quais os meios para que a população se faça ouvir pela Câmara? Me diz uma coisa, esta coisa de “Lei que pega e que não pega” é verdade? Qual na sua opinião é a melhor lei?

Existe, o vereador é o primeiro interlocutor dos anseios da população. Diretamente no plenário ou por intermédio de correspondência, inclusive, a eletrônica.  A melhor lei é aquela que é capaz de solucionar problemas de muitas comunidades, assim sem dúvidas vai ser uma lei bem conhecida e representada.

Em atenção à diversidade que existe na cidade é fato que o senhor é um dos mais progressistas dos nossos edis. Diz pra gente qual o encaminhamento que o senhor dará à sugestão de Projeto de Lei que lhe foi entregue pelo antropólogo Dr. Luiz Mott e que trata da “Esquina Arco Iris”. Iniciativa que vem a ser o batismo de um logradouro público no centro e cuja destinação seria a de homenagear a comunidade GLSBTS e afins no campo dos Direitos Humanos.

A diversidade que existe em decorrência de todo o processo histórico da nossa cidade, o encaminhamento ao projeto terá a mesma relevância de todos os projetos que dizem respeito aos interesses da sociedade soteropolitana.

Como todos nós temos assistido ultimamente. As Paradas do Orgulho Gay tem mobilizado grandes segmentos sociais em torno das liberdades individuais e pelo direito de expressão das minorias. No caso de Salvador, a última Gay Pride reuniu mais de 30 mil pessoas segundo as estimativas oficiais. E para o sucesso desta manifestação a cooperação, a participação e o apoio do poder público municipal tem sido fundamental. Como o senhor vê esta parceria da Prefeitura –  que também através da emtursa –  tem dado o suporte logistico já pelo quinto ano consecutivo ao desfile de Fantasias Gays na Praça municipal durante o carnaval?

Sem dúvidas é o poder público municipal reconhecendo e defendendo a inclusão de todos os grupos e movimentos que participam ativamente do nosso desenvolvimento sócio-cultural.

O senhor que nestes vinte anos de legislativo tem acompanhado a evolução dos costumes e a reformulação de conceitos retógrados com relação a participação do cidadão homossexual na sociedade, o que acha da luta do  Grupo Gay da Bahia e das suas várias investidas vitoriosas junto à esta edilidade,  como por exemplo a conquista da “Utilidade Pública Municipal”, “O batismo de Logradouros com nomes  de interesse Gay como a Rua 28 de Junho”, “O título de cidadão soteropolitando ao Dr. Luiz Mott”, “Sessões Especiais e Solenes pela Passagem do Dia do Orgulho Gay”, etc…?

Tenho por certo que todos os grupos engajados e socialmente responsáveis muito dignificam a cidade do Salvador e o estado da Bahia.

Como é o Vereador Valdenor Cardoso no dia à dia? Qual a sua melhor definição para a cidade do Salvador?  Ser bonito, ter a simpatia que vossa excelência tem e possuir  “jogo de cintura e bom trênsito”  junto as demais lideranças na Câmera é sinônimo de sucesso na vereança?

Acredito que sou uma pessoa simples. A cidade do salvador por suas diferenças é o mais belo que existe no mundo. A certeza de ter sucesso como vereador é a esperança de poder contribuir e melhorar a nossa cidade.

Qual a mensagem que o senhor gostaria de deixar aos nossos internautas?

Entendo que a formação de grupos e entidades é o melhor caminho para o exercício pleno da cidadania como cidadão e vereador, coloco-me a inteira disposição para o que se fizer necessário.

MAIS CONTATO COM O VEREADOR VALDENOR ACESSE:

http://www.spaces.msn.com/members/valdenorcardoso01

http://www.cms.ba.gov.br/vereadores/valdenor.htm

E-MAIL:

valdenor@cms.ba.gov.br