I RAINBOW FEST DE VITÓRIA DA CONQUISTA! Grupo Acrópole agitando o Sudoeste Baiano
Por Marccelus Bragg
Fotos gentilmente cedidas por Ivanildes Pauferro e Fabricio Medeiro
Segundo se diz no nordeste e em ferinas linguas “descabaçou-se Conquista”. E no sudoeste da Bahia. Região em que muitos dos Gays, nunca tinham visto um Go Go Boy de perto, dessa vez tiveram um espetáculo ao vivo e à cores. Os peraltas pinks conquistenses viram peladinho, e como veio ao mundo, Ramon Rodrigues, o mais premiado e tesudo stripper da Bahia. Pelo menos o sem concorrência no momento.
E as cores? Claro, estas foram lembradas e principalmente as do Arco Iris, que começaram a ser registradas na cidade de Vitória da Conquista a quinze dias atrás, quando o único vereador assumidamente Gay da Bahia e quiçá do Brasil, Adão Albuquerque ou simplesmente “Prof. Adão”, tomou a dianteira e subiu a tribuna daquele legislativo para fazer um pronuciamento alusivo a data magna dos homossexuais. O vereador Adão Albuquerque (PV), em seu pronunciamento na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, no dia 28 de junho, o Dia Internacional do Orgulho Gay, destacou a importância desta data e do que ela representa na defesa da cidadania dos gays e lésbicas, não raro tratados com preconceito e discriminação, em inúmeros setores da vida social. “Nesse dia senti a força de minha representação enquanto parlamentar assumidamente gay. Acredito que para os demais vereadores seria difícil se manifestar em relação a este tema ou mesmo de apoiar iniciativas como as da Acrópole”, declarou Albuquerque.
A Acrópole – Associação Gay do Sudoeste da Bahia, entidade a que o vereador Adão se refere, é uma ONG GLBT que vem desde 2003 prestando serviços á comunidade conquistense e tem como presidente o seu companheiro Alan. E que por diversas vezes, tem tal agremiação, dado mostra de muita garra e dinamismo, principalmente agora, com a força e a parceria do mandato deste vereador do PV [Partido Verde], que resolveu investir pesado na mudança de mentalidade na região.
Um dos últimos exemplos de coragem do vereador Adão, fora a sua personalidade forte e o seu estilo próprio quanto a aparência – alto, fashion, bonito, carismático e inimitável, foi o de se opor e de pedir vistas num processo dado como certo da mudança de um nome tradicional em logradouro histórico, para Praça da Bíblia, tamanha a força do lobby evangélico na cidade. E agora, o nobre edil se destaca mais uma vez por descortinar o medo e o tabú em relação ao lazer GLBT. Ousar, acreditar e vencer, sempre foram os lemas inequívocos na vida deste jovem parlamentar.
O mesmo, investido na condição de hostess, levou a Vitória da Conquista o boom do ramo em Salvador. É como se uma cover OFF Clube – a boate mais badalada, chique e importante da capital baiana e com todo o seu Know How, se instalasse provisoriamente nas dependências de um Pub de Conquista. E foi o que aconteceu, a OFF Club deu total apoio, e durante uma noite mais de 400 cidadãos e cidadãs do Sudoeste da Bahia puderam ver passo á passo o modus operandi de uma noite de transformismo tendo como artistas as drags divertidíssimas tipo Lurdinha Toyota, o micaretesco e irreverente Don e ao embalo de um som de altíssima qualidade, antenado no Mondo hype a la Dimmy Kieer. E ver um Go Go de perto e literalmente ao alcance das mãos.
O que causa mais frisson em tudo isto é que a tal iniciativa de fazer uma festa Gay acontece pela primeira vez. Todo mundo sabe que trazer à tona a auto estima de gays e de lésbicas e fazê-los feliz em espaços que os acolham livremente é difícil. Ainda mais numa cidade grande e promissora como Vitória da Conquista, mas arcaica e pífia em entretenimento Gay. E o pior, com o pavor do “sair do armário” rondando muita gente. Mas a semente plantada hoje, com o I Rainbow Fest de Conquista, frutificará numa Acrópole mais forte e participativa – afinal a consciência cidadã é tudo de bom – e quem sabe, esta ação em reunir GLBTs possa redundar numa futura marcha às ruas em Parada Gay, como já acontece em outras cidades menores e menos famosas do estado. Ótima idéia das mentes brilhantes desta terceira mais importante cidade da Bahia, Vitória da Conquista, e tomara que volte a Festa do Arco Iris a acontecer .
Confira abaixo as fotos do I Rainbow Fest de Vitória da Conquista
(Clique na miniatura para aumentar as fotos)
Agradecimento especial aos portais: