A menina dos *olhos de Xangô*
por Marccelus Bragg
Uma negra linda, artista, alto astral e friendly. Chegou pontualíssima e não se fez de rogada, foi ao camarim onde se arrumavam as Misses Gays da melhor idade – a levar-lhes flores e a cumprimentá-las – em seguida, em meio ao público GLSBTS, e com a mamãe a tiracolo, aguardou no Teatro Xisto, pacientemente a sua vez de compor o juri. Wil Carvalho, é uma menção honrosa quando falamos de inteligência e de sensibilidade. Em eventos gays anteriores, chegou a ajudar na premiação do concurso, e como não tem o “rei na barriga” e o sucesso não lhe subiu a cabeça, será possível vê-la em eventos de natureza solidária. A moça é uma criatura do bem, que acredita no poder de transformação através da arte. O seu canto é belo. A Bahia é mais bonita na sua voz e vem daí, a nossa convocação, não perca a oportunidade de saber, muito mais desta que canta e encanta a todos, a telentosa Wil Carvalho, a porta-voz dos “Olhos de Xangô”
Você, dentre tantas outras cantoras, deu um banho de interpretação com a música “Olhos de Xangô” no álbum Jorge Amado Letra & Música. Como é ter uma voz tão bonita e pô-la à serviço cultura baiana?
Primeiro obrigado pelos elogios. Bem, quando recebí o convite do Roberto Santana (produtor) fiquei muito contente. É sempre bom quando alguém solicita nosso trabalho. A responsabilidade foi muito grande pois colocaram nesse cd grandes artistas, poetas e profissionais. Fiquei feliz em poder interpretar uma canção dos queridos Jorge Portugal e Lazzo, sem contar que é um cd em homenagem ao grande Jorge Amado. O meu canto está e estará sempre a disposição da cultura baiana, brasileira, quiçá internacional! Essa é a minha missão.
Animar o Reveillon da galera em Cajazeiras ou fazer a festa do Ylê Ayê no Curuzu, cantar para todas as pessoas sem distinção, é reproduzir o que pensa o poeta “Todo artista tem de ir aonde o povo está”?
Cantar para o povo é sempre uma felicidade pra mim. Acho que falamos a mesma língua. Acho a frase do Milton inteligentíssima e concordo plenamente.
Como cidadã você tem se mostrado muito solidária e amiga de crianças, emprestando sua voz a projetos como o Cirandando Brasil da cantora Nairzinha, interagindo com o seu talento junto a cultura dos nossos afro-descendentes e também participando de eventos GLSBTs “como desfiles de Miss Gay” como convidada e jurada. É da sua natureza tentar ajudar e colaborar para um mundo mais igual e de respeito entre as pessoas?
É no que acredito! Estou e estarei sempre a disposição dos projetos positivos e que realmente sejam para ajudar o próximo.
O que você pensa do preconceito e da discriminação? Você aceitaria ser madrinha de Parada Gay?
Sei bem o que significa o preconceito , sou mulher e negra, já passei e passo por algumas situações preconceituosas. Mas sei também que a vida é uma eterna luta e que no final das contas tudo dá certo, principalmente se acreditamos em Deus. Se existe essa situação é para que aprendamos algo com ela, então sejamos inteligentes e não nos deixemos abater com um sentimento tão mesquinho.
Salvador está comemorando 456 de existência. Onde a Bahia é mais Bahia no teu coração. É bom viver nesta cidade?
Amo esta cidade! Temos uma magia maravilhosa!!!!!!!!!!
Precisamos aprender a dar mais valor a Bahia. Quando viajo fico louca para voltar para minha cidade, minha família, meu lar. Viva a BAHIA!!!!!!!!!
Fala pra gente, é fácil conviver com o sucesso? Fama e bajulação pode mudar o caráter das pessoas?
É fácil conviver com tudo. O bom do sucesso é o carinho do público… é isso que corremos atrás quando buscamos ser conhecidos, temos que aprender a respeitar esse mesmo público. Fama e sucesso podem mudar o comportamento das pessoas sim, nós artistas precisamos mesmo é exercitar a prática da humildade e tolerância, porque dependemos do público para que exista uma carreira.
Você é uma mulher negra muito bonita, uma telentosa artista e se mostra uma pessoa muito segura e determinada, como você reage ao assédio?
Não existem tantos assédios assim…
Como é a Will Carvalho no dia à dia? Quem você escuta?
Bem, eu adoro ler, adoro ouvir música, e adoro assistir televisão (jornais, novelas…). Sou extremamente caseira, não sou muito de badalações, pois acordo muito cedo todos os dias. Malho seis vezes por semana e ouço muitooooooo Ana Carolina. Gosto também de Brown, Marisa Monte, Chico, Gil, e de trabalhos diversos. Gosto de muitas coisas…
Fala pra gente algum verso ou trecho de canção que vc gosta.
Tenho ouvido tanto Ana Carolina que vou escrever um trecho de uma de suas canções, porque combinam com o meu momento atual, mas que fique claro que addddddooooooorrrrrrrroooooooo todas as canções, de todos os seus cds: ” E saiba que forte eu sei chegar / Mesmo se eu perder o rumo...”
Como está os planos do próximo CD. Pode nos adiantar alguma coisa? Vai ter muito swingue? Quais os compositores que vc pretende gravar? E a festa de lançamento, já tem algo planejado?
Sobre o meu cd, posso dizer que estou numa expectativa e ansiedade absurdas. Quero muito que dê tudo certo… será meu primeiro filho!!!!!!
Quero sim que tenha muito swing, muito tambor, muita alegria. Será um trabalho dirigido por Saul Barbosa, que dispensa apresentações e estamos pedindo músicas pra muita gente boa, como Brown, Jorge Portugal, o próprio Saul, Gerônimo e muitos outros. Lembrando que o grande sucesso desse ano de Margareth Menezes, Toté de maiangá, é uma composição de Saul Barbosa e Gerônimo, e que essa dupla está com música em todos os cds de grandes artistas nesse ano. Teremos também uma participação especial. Aguardem!!!!!!!!!!!!
Em 2003 a “Wil Carvalho” recebeu homenagem no Trofèu Dodo e Osmar, como uma das dez artista que fazem o carnaval da Bahia e pela sua tragetória no Tiete Vips, fala pra gente, como foi esta sua experiência à frente do Bloco e Trio?
Aprendi muito cantando em trio, puxando bloco. É uma experiência fascinante! O bloco Tiete Vip’s é especial, pois é do povão, é uma energia maravilhosa, é mágico!… Ganhei o prêmio Dodô e Osmar de cantora revelação e não parei, continuo puxando trio elétrico nos carnavais da Bahia, saio sempre com trio independente e em 2003 fui convidada de Ivete Sangalo no seu bloco Cerveja e Cia no circuito Barra/Ondina. Foi muito legal!!!
E cantar o hino da Fenabrave junto ao Presidente Fernando Henrique e mais uma platéia de 2,5 mil pessoas, não te deixou nervosa?
Sempre me convidam pra cantar hinos (Nacional, Sr do Bonfim etc) e eu me sinto muito honrada por isso, é um privilégio e um prazer enorme. Normalmente estão muitas autoridades. Já cantei até sendo transmitida diretamente pela Tv Senado. Mas é um trabalho muito sério, é diferente. Normalmente tem o governador, prefeito, senadores, dentre outras autoridades. O nervoso vai embora logo depois que eu começo, mas até começar…
Quem quiser te contratar para shows ou outros espetáculos como faz para entrar em contato contigo?
Meus contatos para shows :
071 9989-2255 / 9198-5090
ou pelo e-mail
Enfim o que você gostaria de dizer aos nossos internautas? O espaço é seu.
Quero dizer aos internautas que nunca deixem de sonhar, nunca deixem de acreditar, pois o céu é o limite e nós podemos tuuddddoooooo!!!!!!!!!!!!
Veja o release sobre Wil Carvalho