Legislativo Feirense registra a passagem do Dia Internacional do Orgulho Gay com palestra

DIA 28 DE JUNHO É COMEMORANDO NA CÂMARA EM FEIRA
A Edilidade Feirense promove palestra sobre o direito à homossexualidade

Por Marccelus Bragg

Hoje a comunidade Gay e Lésbica do mundo inteiro comemora a sua a sua data maior ou seja o ‘DIA INTENACIONAL DO ORGULHO GAY’. Em todo mundo ocindental, pelo menos, este Dia 28 de Junho tem uma significado muito forte.

Vereador Renildo Brito

É acima de tudo um dia de boa recordação e de chamado à luta. A boa recordação é por lembrar que neste dia, só que no ano de 1969, os Gays que eram massacrados pela polícia Novayorquina, reagiram e fizeram barricadas em frente ao Bar Stoneawall In, isto para enfrentar a sanha homofóbica dos machistas milicos. Depois desta reação à humilhação nasceu a consciencia e o amor próprio, hoje em dia bem encarnado na sua militância gay que sobrevive e integra o Movimento Homossexual em toda parte do mundo.

Galera do GLICH, todos paramentados com a camisa da Parada 2005

A cidade de Feira de Santana, um grande centro cultural do inteirior da Baha, não deixou a data passar em branco e a casa da cidadania feirense, a sua Câmara Municipal, através do atuante Vereador Renildo Brito promoveu uma palestra com o líder dos homossexuais da cidade o jovem historiador Rafael Carvalho.

Prédio da Câmara Municipal de Feira de Santana

Nas palavras do edil Renildo Brito que é o autor do requerimento convocatório para esta conferência, a súmula do acerto é inequívoco: “promoveremos esta palestra junto aos nossos vereadores e povo em geral por tratar-se de um bem estar e de harmonização da sociedade, qual seja Diversidade Sexual, uma vez que tal medida contribuirá para a conscientização de que homossexualidade não é doença, por isso mesmo temos que consolidar o respeito as diferenças, visando uma sociedade mais justa e igualitária”.

Rafael Carvalho Presidente do Glich discursando

Também preocupado com o indice alarmante de violência contra os gays e as lésbicas da comunidade, o vereador Renildo Brito destacou ” …são tantas a tipologias de ódio, de rancor e de incompreensão do que seja na realidade a homossexualidade, principalmente enquanto direito cidadão, que estamos promovendo este momento como inspiração para um grande debate que envolverá a todos os segmentos da sociedade. O caminho para se ter justiça é compartilharmos o respeito mútuo, é nos atentarmos para a tolerância como um sentimento nobre e capaz de produzir felicidade”.

Rafael Carvalho, conclamou na sua explanação sobre os “Direitos Humanos” das minorias marginalizadas e em especial, fazendo referência aos inúmeros crimes contra os Gays feirenses, que jamais, ainda que os vereadores que foram os signatários unânimes desta palestra ao 28 de Junho façam leis e criem projetos favoráveis a homossexualidade, isto não se reverterá em maior aceitação da cidadania gay. Poderá melhorar é claro. Infelizmente não se muda uma mentalidade por decreto.

O Presidente da Câmara Muncipal de Feira de Santana

Para o palestrante Rafael Carvalho, presidente do Glich – Grupo Liberdade e Cidadania Homossexual, a razão maior da dignidade homossexual começa e está fundamentada na educação. Claro que leis e grandes projetos de apoio a causa homossexual são bem vindos. Mas é na escola e na familia que o preconceito e o ódio anti gay é alimentado. Neste sentido é séria a conquista do Dia Mundial de Luta Homossexual, o 28 de Junho. É preciso atuar desde cedo. Se educando os filhos para o caminho da aceitação mútua, fazendo ver as crianças que o “coleguinha diferente” merece respeito e a atenção. E nas escolas é mais que necessária a introdução da disciplina “Educação Sexual” para que as pessoas percam, através do conhecimento científico o medo, a ignorância e a homofobia contra os homossexuais – os Gays e as lésbicas.

Fábio Militante do Glich
Rafael Carvalho – Presidente do Glich

Daqui a alguns dias Glich fará a premiação “Troféu Cidadania Luiz Mott” e terá a sua grande manifestação que é a Parada do Orgulho Gay já marcada para acontecer no próximo dia 17 de julho.