CACILDA, no Cabaré dos Novos – Teatro Vila Velha

UNIVERSO MASCULINO, SUBVERSÕES E SURPRESAS . NO TEATRO VILA VELHA , O CONVITE À SUA IMAGINAÇÃO: CACILDA.

O espetáculo teatral CACILDA após 10 anos volta a cartaz numa

produção independente contando apenas e felizmente, com a sensibilidade de algumas empresas através do apoio cultural no Cabaré Dos Novos – Teatro Vila Velha em setembro.

O texto de Bertho Filho foi escrito em 95 nas aulas de

Dramaturgia I, orientada pela professora Cleise Mendes na Escola de Teatro – UFBA e no mesmo ano foi dirigida por Cristiane Barreto, também aluna na época da referida escola.Atualmente, Bertho tem se dedicado mais ao cinema como ator e Cristiane, além de atriz e diretora, se dedica também a arte-educação.

A idéia de voltar surgiu da possibilidade de comemorar os 10 anos que se passaram e muitas águas rolaram. CACILDA , foi a primeira direção de Cristiane Barreto e o primeiro texto de Bertho Filho. O elenco de 95 era formado por Arthur Brandão, Widoto Áquila, Rino de Carvalho Inácio e Gil Cortes. O elenco atual é formado por Nilson Rocha, Igor Epifânio, Fabio Ferreira e Marcelo Sousa Brito (já participaram de montagens como A Bofetada, Capitães de Areia, Chuá, Mirandolina, Latim Box, Debaixo d´água em cima d´areia, Cafezinho,dentre outras).

O texto baseia-se na linguagem do teatro do absurdo e foi concebido por Bertho como uma homenagem a Eugene Ionesco, dramaturgo desse estilo de teatro. Trata das relações humanas contemporâneas e o paradoxo entre a quantidade de informação e a incomunicabilidade que enfrentamos no cotidiano dos grandes centros urbanos. A concepção de Cristiane Barreto inspira-se na estética do cineasta cult Quentin Tarantino (Cães de Aluguel, Pulp Fiction, etc).

CACILDA , o espetáculo, é uma caixinha de surpresas, onde nada é o que realmente aparenta. São duas cenas que seguem paralelas ao longo de 50 minutos. De um lado, marido e mulher, que jogam cartas e se comunicam através delas, uma empregada e um estranho visitante. Do outro lado, um casal que vai ao teatro, mas não concorda quanto ao dia e o horário do espetáculo.

Foi opção da direção montar o espetáculo somente com homens, mesmo que no texto tenha a indicação de personagens femininos e masculinos.

Todos os elementos significantes do espetáculo são do universo masculino. Esta subversão de estereótipos foi utilizada na concepção para dar uma unidade significativa ao signo masculino no sentido da relação de poder – submissão – domínio – virilidade.

CACILDA.

Texto : Bertho Filho

Direção, concepção e produção: Cristiane Barreto

Elenco: Nilson Rocha, Igor Epifânio, Marcelo Sousa Brito e Fabio Ferreira

Música: Jeff Beck e Led Leiber – Hi – Hell Sneackers

Iluminação: Pedro Benevides

Assistente de produção: Hallinson Costa

Cabaré dos Novos – Teatro Vila Velha

De 02/09 à 24/09 – sextas e sábados – 19 hs

Ingresso – 5,00 ( preço único)

Clasificação : 14 anos

Contato : Cristiane Barreto – 9142 1456