Feira se mobiliza pelo Dia Municipal de Luta Contra a Violência Sexual
Por Marccelus Bragg
“ 04 de Junho” é a data sugerida pelos homossexuais de Feira de Santana na Bahia, para que seja inserida no calendário da cidade como sendo o “ Dia Municipal Contra a Intolerância Sexual”. A mobilização com vistas a esta finalidade aconteceu no próprio dia 04/06 e contou com uma ação eficaz – a coleta de assinaturas – da população e a favor de um Projeto de Lei específico que será apresentado no legislativo feirense pelo Vereador Dr. Renildo Brito.

Desde 2001 o GLICH – Grupo Liberdade e Cidadania Homossexual e a APROFS – Associação dos Profissionais do Sexo realizam na segunda cidade mais importante do Estado da Bahia um movimento ao qual batisaram de “Manifestação Contra a Violência às Minorias Sexuais” e sobre este evento nos fala o seu idealizador e presidente do GLICH, Rafael Carvalho “ A primeira Manifestação nós a fizemos no Beco da Energia, local de grande concentração de prostitutas e onde o índice de violência era muito grande. E como naquela época ocorreram uma série de assassinatos de homossexuais e de outros profissionais do sexo. E também outras variadas formas de humilhações e de descalábrios anti-gays, partimos pras ruas. Denunciar o que estava ocorrendo e ao mesmo tempo cobrar justiça e punição aos culpados, foi a saída encontrada. O resultado de tudo isto é que estabelecemos um canal de interação com a polícia e demais autoridades locais que está sendo bastante salutar. Creio que algo positivo aconteceu de lá pra cá. Coincidência ou não, de janeiro até agora, não tivemos nenhum crime envolvendo homossexuais. O que não invalida a nossa luta e a vigilância constante”

Ao que parece a iniciativa do GLICH tomou corpo porque outras entidades que militam por Direitos Humanos e políticos como os vereadores Renildo Britto e Marialvo Barreto se juntaram a esta corrente cidadã tal qual a organizações ALOFS e a TRASFEMIA. E este ano a IV Manifestação Contra a Violência às Minorias Sexuais teve como tema “ Cada um tem o seu jeito, com direito a respeito”.

Para o militante do GLICH, Fábio Ribeiro “o aspecto descontraído, reinvidicatório mas pacífico das nossas ações públicas já está sendo incorporado pelo cidadão feirense como algo positivo e de muita importância. Observamos que as pessoas caminharam ao longo da principal avenida da cidade, a Getúlio Vargas, portando cartazes, usando camisas com slogans anti violência sexual e nas cabeças, usavam bonés emblemáticos ao fato e nenhum tipo de incidente grave ou de ofensa foram constatados. O que mostra que os profissionais do sexo devam se unir cada vez mais e em torno de associações e de agremiações afim fortalecerem-se para serem no dia à dia mais respeitados .”

Os manifestantes se concentraram no estacionamento da Prefeitura Municipal, onde foi montado pelo executivo da Princesa do Sertão, um toldo para abrigar os participantes e foi colocado à disposição das lideranças um carro de som para a transmissão dos discursos e das mensagens alusivas.

Este evento “IV Manifestação Contra a Violência às Minorias Sexuais” assim como a entrega do “Troféu Cidadania Luiz Mott” a ocorrer no dia 30/06, são apenas parte das ações que chamam a atenção e integram o calendário oficial de preparação da “IV Parada do Orgulho Gay de Feira de Santana” que acontecerá no dia 17 de Julho.

Grupo Liberdade Igualdade e Cidadania Homossexual
Fundado em 02 de Abril de 2002 por Rafael Carvalho
Presidente: Rafael Carvalho
Cel: (75) 9966-3228 e-mail: rafaglich@yahoo.com.br
Vice- Presidente: Fabio Ribeiro
Cel: (75) – 3486-5953 e-mail: phabyio1@yahoo.com.br
Confira mais fotos:
