Renildo Barbosa convida a todos e faz surgir o PRÓ HOMO.
Por Marccelus Bragg
Debaixo de um sol tímido e no comecinho da festa do Dia do Trabalhador no Campo Grande, o agente de viagens Renildo Barbosa, que agora desponta no cenário político baiano, como uma liderança homossexual em ascensão, mandou o seu recado sem meias palavras contra preconceito anti-gay: Direitos iguais – nem menos, nem mais!


Dentre as diversas entidades que marcaram o ponto ao redor da CUT – Central Única do Trabalhadores na sua comemoração de duas décadas de existência, lá estava o politizado Renildo Barbosa com amigos fazendo panfletagem. Convidando as pessoas e as demais entidades e agremiações à partiparem da “Marcha Direitos Iguais: Nem Menos, Nem Mais” e são suas as palavras da convocatória: “No dia 13 de maio comemora-se o dia da Libertação dos Escravos, libertação esta que não vivenciamos até hoje, em diversos setores da Sociedade ou na Diversidade das facetas dos Seres Humanos. Dia 17 de maio é o Dia Mundial de Combate à Homofobia. Assim, gostaria da colaboração de todos para estarem na Manifestação no dia 12 de maio, a partir do Iguatemi até a Avenida Tancredo Neves, finalizando em frente ao SESC Bahia Casa do Comércio”.

E sobre quem estaria apoiando este evento de contestação, nos disse Renildo que “estamos planejando a Manifestação do dia 12 de maio, com a participação do Movimento GLBTT, Negro, Mulheres, Comerciários, Pró Homo, GGB, Campanha Reaja ou Será Morto, MNU, EREGÊGE, UNEGRO, Disque Racismo, NEIM, Marcha Zumbi + 10, outros segmentos sociais e categoria de excluídos e para que não se torne uma concentração sisuda haverá alegria sim, bonecos gigantes, panfletagem, roda de capoeira, carro de som, etc. Quando perguntado sobre o porque da concentração da Marcha ser em frente ao Shopping Iguatemi, assim se pronunciou: “Estaremos em um local de grande poder econômico, Av Tancredo Neves, onde esta proposta afirmativa e pró-Direitos Humanos é de especial valor, saindo do Shopping Iguatemi – devido aos inúmeros fatos contra Negros, Gays, Comerciários, etc – até o SESC Bahia , pela postura homofóbica a seus Associados”.

E para que se possa entender como nasceu a idéia desta Marcha por Direitos Iguais, a necessária retrospectiva se faz presente. Desde novembro passado, Renildo Barbosa vem lutando para incluir seu parceiro George como “dependente” na estrutura do Sesc de Salvador. Depois de ignorar por semanas a solicitação de Renildo, no final do ano, a diretoria da entidade emitiu um parecer contrário ao pedido. Então diante do impasse e da insensibilidade do Sesc regional Renildo foi à luta. Arregimentou a seu favor opiniões e apoios, o próprio veterano da militância homossexual, Luiz Mott e o Grupo Gay da Bahia tem sido ferrenhos defensores desta cruzada do Renildo. Vão estar presentes na Marcha e vêem com bom olhos o surgimento do Pró Homo, um novo grupo de militância homossexual na cidade. Este seria acima de tudo uma altenativa a mais, na grita por direitos civis para gays e lésbicas na Bahia.
Então não se esqueça, anote na agenda a “Marcha por Direitos Iguais” e chame os seus amigos (as), vizinhos (as), o pessoal da balada e vá com todo gás pra frente do Iguatemi no dia 12/05 [Quinta-Feira] à partir das 12 hs. Se você faz parte de alguma ONGs ou Movimento Social, leve o seu cartaz de apoio ou a faixa da sua entidade e deixe registrada a sua presença.

Esta cruzada do Renildo Barbosa por justiça é uma bandeira de todos nós. Como diz o poeta “Quem cala sobre o teu corpo consente na sua morte” e toda forma de violência que vem da homofobia é uma espécie de fenecer em vida, um padecer diário que deve ser abominado. A discriminação, ainda que sutil e camuflada por “trâmites burocráticos” não deve ser aceita. O mundo melhor nasce dentro da gente e todo dia mais digno é feito com o respeito que temos aos nossos semelhantes. Pense nisto e atenda ao chamado, a hora é de marchar por Direitos Iguais: nem menos, nem mais.

Para entrar em Contato com Renildo Barbosa:
renildo_barbosa@yahoo.com.br
71 9973 9148
VEJA MAIS DA MARCHA VISITANDO O SITE:



