O DIA 28 DE JUNHO É DABATIDO EM SALVADOR
A Vereadora Vânia Galvão é a autora de uma sessão especial do Orgulho Gay.
Por Marccelus Bragg
Quando a cantora lírica Rita Braz entoou os últimos acordes de “Penas do Tiê” todos sentiram que terminara alí, com aquela bela canção, algumas das horas mais fundamentais para o enriquecimento do caráter e da auto estima. É que a destemida e guerreira Vânia Galvão – uma excelente referência do atual exercício legislativo na Câmara Municipal do Salvador – brindou a todos com uma Sessão deveras especial, a que tratou de registrar a passagem do Dia Mundial do Orgulho Gay.
A Sessão aconteceu justamente na data em que há décadas atrás, num 28 de junho do longícuo ano de 1969, os homossexuais frequentadores do Bar Stonewall In em Nova York, revidaram com paus, pedras e em barricadas as constantes humilhações da polícia ao ponto de surgir, à partir de então, uma nova consciência: “ olha, nós homossexuais somos cidadãos e não queremos mais sofrer o preconceito de quem quer que seja”. E nascia assim um sentimento de organização e um movimento que se disseminou pelo mundo. Hoje em dia, aquele embrião de união Gay, atualmente acrescida de siglas que abriga dentro deste movimento as suas próprias identidades e as suas diferenças – Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Trangêneros, Simpatizantes – é uma realidade tão visível que é capaz de ser e de estar presente em grandes movimentações como por exemplo a Parada do Orgulho Gay de São Paulo, um fenômeno mundial, que no último domingo de maio reuniu 2,5 milhões de pessoas.
E para não esquecer deste episódio político e histórico é que a vereadora Vânia, de comum acordo com a sua bancada petista, mais a participação de outros vereadores simpáticos a causa dos Direitos Humanos, tomou a dianteira desta Sessão e nos confidenciou: “ sempre fomos pela tolerância e pelo respeito na convivência entre os diferentes, reafirmamos o nosso compromisso em promover políticas públicas de inclusão e a defender os direitos das minorias sexuais contra a violência e o preconceito”.
Depois da aberta a Sessão com a leitura de uma Moção de Apoio e de Solidariedade à luta dos homossexuais, redigida, aprovada e encaminhada a Mesa da Câmara, pela totalidade dos vereadores petistas, a Sessão foi tomada por eloquentes e emocionados discursos. Um deles, um belo pelo líbelo em favor do direito da mulher ao próprio corpo e ao prazer, feito pela militante lésbica do Grupo Palavra de Mulher Valquiria Costa. Outro de grande oratória e dono de uma aguerrida voz contra as injustiças é o coordenador do MNU, Hamilton Borges que ao lado de outras lideranças como Jonilson “Sassá” do Grupo GLBTTS do Partido dos Trabalhadores, de Renildo Barbosa do PróHomo e de Helena do Neim – Núcleo de Estudos Interdisciplinar do Mulher, comporam a mesa das ilustres personalidades.
A Sessão se pautou pelo debate das questões mais aflitivas e que interagem para o mal no campo das orientações sexuais. A violência e a segregação foram apenas dois dos diversos ítens abordados e por várias das vozes que ocuparam a tribuna. Um preposto da Polícia Militar que serve na Câmara , o Cel. Francisco Leite, estudioso do assunto “Violência Policial no aspecto GLBT” e tarimbado conferencista do tema, foi enfático “ até mesmo vasculhando delegacias e examinando BOs eu tive dificuldades homéricas em achar dados deste tipo de situação”. E o momento descontraído da noite foi quando a enfermeira Iracema, funcionária da Câmara relatou com teatralidade a sua participação em defesa de “ um gay que resolveu sair do armário e ao contar para a mãe teve a seu favor, a defesa do próprio pai que também era bissexual, ambos – pai e filho foram repudiados pela mãe – passaram a dividir uma casa e ambos vivem com os seus respectivos namorados, e a mãe? Segundo Iracema, tem uma existência infeliz e continua amarga até hoje”.
Prestigiaram a Sessão pela passagem do Dia Mundial do Orgulho Gay, uma iniciativa do Mandato a Cidade em Movimento, a Vereadora Maria Del Calmem, o vereador Palhinha, o presidente da Casa ver. Valdenor Cardoso, o Vereador Rui Costa e o Secretário Municipal da Reparação, ver. Gilmar Santiago, mais autoridades, líderes comunitários e de ONGs.
MAIS IMAGENS DO EVENTO: