Com casamento Gay e Folia a Parada de Feira bombou!
Por Marccelus Bragg
O Secretário Municipal da Cultura de Feira de Santana, Dr. Mauricio Carvalho subiu ao Trio Elétrico da IV Parada do Orgulho Gay da Feira de Santana para mostrar que o executivo da cidade não está alheio a mudança de mentalidade que pouco à pouco tem se evidenciado na população. Assim como o poder legislativo municipal, nas pessoas dos vereadores Renildo Brito e Marialvo, ambos combativos e progressistas com relação aos pleitos GLBTs.
Hoje Feira de Santana tem se mostrado cosmopolita e dá saltos rumo a edificante consagração de direitos. Um deles o de ir e vir abertamente, e trazendo no bojo outro, o de aparência, que foram notados por toda a extensão da Avenida Getúlio Vargas, a principal da cidade e neste domingo 17/07, na Parada organizada pelo Glich – Grupo Liberdade e Cidadania Homossexual.
Desde cedo uma multidão se formou em torno dos dois trios elétricos e dos vários carros de som. Dados da policiam estimam em 15 mil o número de participantes, dos auto falantes o que se ouviu dos organizadores foi o de 25 mil pessoas presentes. O ator global Jackson Costa preferiu o chão da praça para transitar livremente e quem fez o maior sucesso foi o mais lindo Go Go Boy da Bahia, o Ramon Rodrigues, que dessa vez trouxe o amiguinho Magno a tiracolo e ambos ensaiaram umas coreografias que deixou a galera agitadíssima. Onde tem Ramon tem Show porque além de gato ele é um amor de pessoa. E todo mundo pede e quer Ramon nas Paradas.
O Ponto alto do evento, a sua parte mais séria e política ficou por conta da Celebração das Bodas Gays de Nadson e Magno, ambos prestigiados pela Mamãe de um deles e que foram, em tais circunstâncias, os “paparicados noivinhos”. Os rapazes [jovens nubentes] chegaram vestidos à caráter: Másculos e trajados com smoking. Nada de “vestido de noiva” como cogitaram alguns despeitados. Em nenhum momento se desgrudaram. E um altar foi improvisado no Trio Elétrico principal e o Dr. Luiz Mott, antropólogo e mestre pela Sorbonne de Paris, empunhando a sua condição de Decano do Movimento Homossexual Brasileiro e reconhecido pelo Ministério da Cultura como possuidor de notório saber em Homossexualidade” realizou a cerimônia de casamento falando o seguinte: “ Esta união civil entre duas pessoas do mesmo sexo é um direito fundamental. Não somos párias, não queremos migalhas e nem direitos pela metade. Nem estamos aqui para afrontar quem quer que seja, mas desejamos respeito ao nosso amor. Um amor que agora consagro neste casamento como um bem maior que todos devam possuir. Porque ao unir Magno e Nadson eu junto uma consciência coletiva que não tem mais paciência contra o preconceito e a homofobia. Está demorando demais. Queremos que todos neste país possam ter a liberdade de casar com quem bem entendam”
A troca de alianças, o beijo de recém casados e o jogar do bouquett para a multidao foram atos seguidos de forte emoção. Rituais comuns a qualquer casamento. E muita gente chorou e ao se cantar o Hino Nacional dando como aberta oficialmente a IVParada do Orgulho Gay de Feira de Santana e o que se viu foi alegria e palmas, todas vindas da torcida a favor em torno do evento.
A cantora Simone Sampaio, que quase nunca demonstra cansaço e está sempre sorrindo e amável com os GLBTs foi enfática “ Esta é a Parada Gay. A Parada onde os corações tem que ser abertos às diferenças. Não existe felicidade se o nosso irmão sofre a dor do preconceito. Estamos todos aqui para ensinar aos nossos filhos que a beleza de uma existência reside no respeito aos nossos semelhantes.”
E a festa, com o som da Simone Sampaio e os seus tradicionais Hinos Gays durou por todo o percurso da Parada pelo centro da Princesa do Sertão. Outro que fez o maior sucesso foi o cantor Salgadinho que liderou um pagode pra lá de concorrido e a galera tecno grudou num lounge que se improvisou com Djs bem na Praça de Alimentação.
O ano que vem tem mais. A militância homossexual de Feira está de parabéns pela série de iniciativas políticas que tem levado a efeito.
Confira abaixo as fotos da Parada de Feira: