Arte e Erotismo na Galeria Canizares

II Festival da Livre Orientação Sexual

Por Marccelus Bragg

Entre penis flutuantes, vaginas escancaradas e anus sedentos, a primeira noite do II Festival da Livre Orientação Sexual foi, como diria o trejeitoso Dener “um luxo”. É que na Galeria Canizares, um espaço acadêmico de exposição da Escola de Belas Artes da UFBA, aconteceu ontem 24/08 a abertura do evento. E obras de arte, pra lá de sugestivas e de instalações das mais eróticas puderam em alguns casos, e para deleite de muitos , serem não só vistas, mas tocadas e apalpadas. E a coisa que mais se viu, foram pessoas se dependurando em bagos, literalmente puxando o saco, da série de testículos negros presos do chão ao teto da galeria.

Salvador à partir de agora e até outubro respira e discute: sexo. O Festival da Livre Expressão Sexual deu uma prova do nível e da aceitação do tema, afinal a proposta do mesmo é refletir sobre a sexualidade humana, celebrar a dignidade das minorias sexuais e promover a Livre Expressão Sexual como um componente básico dos Direitos Humanos e da democracia. E reuniu gente muito interessada e das mais influentes. Uma elite pensante como vários mestres da Universidade, empresários da noite GLBT, escritores, artistas da dança, poetas, atores e atrizes, lideranças Gays, estudantes da UFBA e figuras históricas da transgressão como o marchand Deraldo Lima, useiro e vezeiro em ser perseguido pela polícia dos anos 70 pela sua guarita à gays e lésbicas em seus bares e salões de arte.

Outra personalidade que abrilhantou o caráter libertário da mostra é o prof. Juarez Paraíso. O artista, um dos mais consagrados do país, teve um cantinho especial na Galeria Canizares e os seus objetos de erotismo explícito deu muito o que falar, e a “Figa em Pica da entrada” atiçou a libido de muita gente.

O curador da Exposição, Roaleno Costa, da Escola de Belas Artes da UFBA, foi exímio na arte de receber, coqueteis à base de batidas tropicais, acarajés e abarás foram servidos e todos acharam deliciosas as iguarias.

Quem passou por lá para conferir in loco esta arte e erotismo foi o líder gay Luiz Mott e o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira. André Cupolo do Queens Clube, que vai arrasar na parada à frente de 10 Go Go Boys e com Trio Elétrico especial. Ângelo “Lilith”, a drag enorme que nunca passa despercebida. O casal lindo, prof. Osvaldo Fernandez – Diadorim/Uneb e o seu companheiro, a produtora Janete Catarino que está vibrando com o Festival, Edward MacRae, registro vivo da militância gay paulista do final dos anos setenta, Ricardo Liper o fundador do jornal anarquista Inimigos do Rei, Carlos Laudari da Pathfinder do Brasil. E muita gente que vai participar, até outubro, como conferencista ou como protagonista de performaces no trancorrer do Festival.

Vá se preparando, porque vem muito de Livre Expressão Sexual pela frente. E agora que Salvador respira o clima de Parada Gay todos os caminhos nos levam ao Festival, portanto não fique de fora. Até outubro cinema, vídeos, exposições e palestras vão estar acontecendo na Biblioteca do Barris, na Sala Pierre Verger, Sala Alexandre Robatto e Escola de Belas Artes da UFBA.

Mais Fotos do Evento, clique para ampliar:

Veja também

A LIVRE EXPRESSÃO SEXUAL SERÁ TEMA DE FESTIVAL NA BAHIA E O MOMENTO É DE ARTE, CIÊNCIA, CULTURA E DIVERSÃO! – A partir do dia 24 de Agosto vamos ter momentos mágicos. Muito da nossa sexualidade será exposto sem tabús, medos ou preconceitos. É o mais importante evento do gênero dos últimos tempos em Salvador. Não perca. Tem filmes e debatedores super especiais..

Confira esta matéria clicando aqui.